quarta-feira, 6 de abril de 2016

“E se fosse eu? Fazer a Mochila e partir”

 “E se fosse eu? Fazer a Mochila e partir”
Desafio lançado às escolas pela Educação Geral de Educação e aceite pelo Agrupamento que por sua vez desafiou os alunos a fazerem a sua mochila e partir.
A iniciativa baseou-se na vivência dos refugiados e na sua fuga da guerra, do desespero, do vazio, da morte…
Nos dias 4 e 5 de abril na Escola Básica e na Escola Secundária, foi apresentado aos alunos um vídeo com o testemunho de vários refugiados e do conteúdo que transportavam nas respetivas mochilas.
Na Escola Secundária hoje, 6 de abril, no primeiro tempo da manhã, os alunos das turmas do 8º C e do 10º B, acompanhados pelos professores Cristina Melo e António Venâncio, assistiram à projeção dos vídeos disponibilizados para esta campanha.
Após a visualização e uma curta contextualização do problema dos refugiados, foi a vez de os alunos mostrarem as suas mochilas e explicarem aos colegas o porque das escolhas.
A ação que tinha por objetivo sensibilizar os alunos para o sofrimento dos refugiados, muitos em idade escolar, e sendo um problema atual, foi aceite de forma muito positiva e os mesmos conseguiram “encarnar” a pele de um refugiado em fuga.
Na Escola Básica, a professora Alexandra Aguiar também desenvolveu junto dos alunos dos 5ºs e 6ºs anos esta iniciativa desde o dia 4 de abril. Socorrendo-se dos diversos recursos disponíveis pelos sites indicados, assim durante a aula os alunos visualizaram um pequeno vídeo sobre “E se fosse em Londres”, onde uma criança com uma vida norma, vê o seu mundo confortável deixar de existir e ser obrigada a fugir com a sua família... Para que os alunos tenham consciência que o que se passa com os refugiados / crianças é real exploraram também o vídeo, com imagens de crianças a dormir em locais nada apropriados e em condições desumanas. Após a breve descrição e diálogo, a docente questionou aos alunos sobre a pergunta “e se fosse eu?” Os alunos foram convidados a desenhar a sua própria mochila e através de recortes ou desenhos colocarem dentro da mochila aquilo que eles colocariam na mochila.

A comunidade escolar foi também convidada a participar nesta iniciativa, tendo para tal sido disponibilizado o material que se encontra no site www.esefosseeu.pt, podendo desta forma abordar este tema que, infelizmente, é atual.